PROFISSÃO CONTADOR – PARTE 2.

Tempo de leitura: 2 minutos

Dando continuidade à Parte 1 da minissérie Profissão contador, vamos hoje falar a respeito da grade curricular do curso, quais faculdades são as melhores para o profissional de contabilidade e quais passos seguir na carreira.

O que eu vou estudar?

Se você está começando ou quer começar o curso de Ciências Contábeis, mas não tem a menor noção do que seja um Balanço Patrimonial, Ativo e Passivo ou ainda DRE, não se preocupe.

As grades do curso são voltadas exatamente para aqueles que nunca tiveram contato com o assunto e precisam começar do zero.

Geralmente a grade de uma graduação em Ciências Contábeis inicia-se com um conteúdo bem básico, como contabilidade geral (ou básica), matemática financeira, teoria da contabilidade e demais matérias introdutórias.




 

A partir do segundo semestre inicia-se algumas especificações da contabilidade que foram abordadas inicialmente na contabilidade básica. É agora que a diversão começa, quando o aluno inicia o estudo nos mais diversos ramos da contabilidade.

Você verá matérias como contabilidade financeira, contabilidade de custos, contabilidade fiscal, contabilidade gerencial, análise de balanços e muitos outros tipos. Mais ao final da graduação o aluno terá matérias que envolvam um maior conhecimento contábil como auditoria e perícia, as quais demandam o conhecimento de técnicas contábeis e um olhar analítico para serem desenvolvidas.

Mas calma!! Na maioria dos cursos, a grade evolui conforme o conhecimento desenvolvido pelos alunos de forma gradual, onde alguém aplicado conseguirá facilmente acompanhar a evolução da dificuldade nas matérias.

Onde estudar?

Segundo o Guia do Estudante, as melhores faculdades para se estudar Ciências Contábeis são:

1º: UFBA (Salvador, Bahia).

2º Fucape (Vitória, Espírito Santo).

3º UFV (Viçosa, Minas Gerais).

4º Unioeste (Cascavel, Paraná).

5º UFPR (Curitiba, Paraná).

Lembrando que não importa em que Faculdade, Universidade ou Instituição você esteja estudando… quem faz o curso é você!




 

Contabilidade é a profissão certa para mim?

Se você ainda está com dúvida e quer ter certeza se contabilidade é a profissão certa a seguir, vamos deixar abaixo um link com um teste vocacional para contadores. Nele você terá uma leve ideia se deve ou não prosseguir na missão de se tornar um contador!

Clique aqui para acessar o teste.

Espero que tenhamos tirado suas dúvidas sobre a Profissão Contador!

Se gostou, não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

Deixe uma resposta