Biblioteca em casa, Contabilidade para PME.

Tempo de leitura: 1 minuto

Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Antônio Carlos Ribeiro e José Carlos Marion
Editora Atlas

Todo mundo sabe o quanto é difícil abrir uma empresa. Mais difícil ainda então é gerir as pequenas e médias empresas, conhecidas como PME, em um mercado cada vez mais competitivo. Para isso, um empreendedor deve se manter focado em uma única coisa: VENDER SEUS PRODUTOS!

Se o dono da empresa tiver que cuidar sozinho do marketing, vendas, financeiro, contabilidade e outras áreas, as chances de ele não dar conta são grandes e a empresa poderá falir logo em seus primeiros anos.

Sendo assim, as PMEs tem basicamente duas alternativas:

a) Terceirizar sua contabilidade (o que pode ser caro).

b) Montar uma equipe capacitada para cuidar da parte contábil da empresa

A segunda alternativa é geralmente mais viável e tende a ser mais barata. Então é nessa hora que você, caro leitor tem que entrar de cara! Existem muitas PMEs no mercado com um mínimo de gestão contábil prontas para serem socorridas.

Para isso basta estudar com afinco quais são as características contábeis das pequenas e médias empresas, a dica de livro deste artigo.

Nossa opinião

Apesar de a empresa estar apenas iniciando, engana-se quem pensa que é fácil gerir a parte contábil de uma PME. Empresas novas geralmente possuem um monte de obrigações iniciais as quais o contador deve estar atento para que depois de alguns anos de operação isso não se torne um grande problema.

Com a dica de livro deste mês, nós te indicamos praticamente O manual para o contador de pequenas e médias empresas, um guia desenvolvido exatamente para profissionais que lidam (ou querem lidar) neste segmento da contabilidade.

Nós mesmos do Grupo sem Segredos mantemos esse livro em nossa estante para pronta consulta, sempre que precisamos verificar se nossa contabilidade está em dia.

Se você se interessou pela dica, clique no link abaixo:

Boa leitura!

Deixe uma resposta