COFINS, Contribuição para a sociedade.

COFINS, Contribuição para a sociedade.

Compartilhe

A Cofins é a sigla para “Contribuição para Financiamento da Seguridade Social” e é um imposto que incide diretamente na receita bruta das empresas e seu objetivo é o financiamento da seguridade social, sendo esta composta por três itens:

  • Previdência social
  • Assistência social
  • Saúde pública

Vejamos as características da Cofins:

Tipo de imposto:

Federal. A Cofins é um imposto instituído Lei Complementar nº 70/1991.

Fato gerador:

A Cofins possui seu fato gerador vinculado ao faturamento mensal da empresa ou ao total de receitas apuradas em um período. Assim como o PIS, a Cofins pode ser identificada na composição dos preços de diversos produtos.

Alíquota:

A alíquota da Cofins varia de acordo com o tipo tributação da empresa, por exemplo:

  • Lucro real: 7,6%
  • Lucro presumido: 3,0%




Cobrança:

Assim como o PIS, a Cofins também está embutido no preço da maioria dos produtos. A curiosidade da Cofins é que este imposto é imune a receita com exportações ou de entidades beneficentes de assistência social.

O governo federal com o objetivo de estimular a competitividade das empresas nacionais está com um projeto de unificação dos dois impostos (PIS e Cofins). Com este projeto o governo quer eliminar o retrabalho na apuração individual de ambos os impostos e também desincentivar a guerra dos portos feita entre os estados brasileiros.

Aqui embaixo fica uma pequena explicação para você se habituar com alguns termos usados no artigo:

Fato gerador:

É o fato que precisa ocorrer para que seja considerado a taxação do imposto. No caso do ICMS a circulação de mercadorias, no imposto de renda a existência de renda, e assim por diante.

Alíquota:

É a taxa cobrada no item taxado quando há o fato gerador.

Compartilhe
Artigo anteriorBiblioteca em Casa, Contabilidade Comercial.
Próximo artigoIOF, impostos nas operações financeiras.
Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta