Biblioteca em Casa, Contabilidade Comercial.

Biblioteca em Casa, Contabilidade Comercial.

Compartilhe

Contabilidade Comercial
Jose Carlos Marion
Editora Atlas

Como nós medimos a evolução da estrutura econômica de um país? Através do crescimento do PIB (e também o PIB per capita)? Pelo crescimento da população? Pela melhora nos indicadores sociais da população?

São diversos os meios de interpretar se um país está se desenvolvendo e de fato diferentes casas de análises utilizam diferentes informações e parâmetros para se calcular essa evolução.

Mas o que se tem observado é que, na história dos países, aqueles que saíram de subdesenvolvidos (ou emergentes) e se tornaram países desenvolvidos (os antigos “Países de Primeiro Mundo”) deixaram de ser meros comerciantes de commodities, tornando-se grandes países industriais e por fim, quando atingiram seu ápice, tornaram-se países voltados aos serviços.

EUA, Alemanha, Canadá, Suiça… todos estes exemplos são hoje os principais prestadores de serviços do mundo, diferentes de países como o Brasil que ainda possui uma estrutura econômica muito galgada em agronegócios e industriais.

Nossa opinião.

Tá, mas o que isso tem de ligação com a contabilidade?

Simples! O Brasil, apesar de devagar, está passando por um processo de saída do setor industrial e migrando para os serviços, tendo hoje essa área avançado sobre os demais setores.

E é nesse campo, que envolve o comercial, que os contadores brasileiros ficam devendo, quando muitos focam na área industrial, porém possuem pouco conhecimento em Contabilidade Comercial.

Dessa forma, o livro tema desse artigo vem suprir as informações que tanto faltam a nós contadores e introduzir os profissionais da contabilidade em um dos campos mais disputados pelas empresas, a contabilidade comercial.

O já renomado professor Marion traz de forma concisa e completa os fundamentos desta área do conhecimento e elucida desde temas básicos até campos mais desafiadores. Ideal para quem está começando a estudar a área (seja em um curso de contabilidade ou por conta), mas também como um ótimo guia profissional para quem já atua.

Se ficou interessado, não deixe de conferir:

Boa leitura

Compartilhe
Artigo anteriorCNAE - O que é? Para que serve?
Próximo artigoCOFINS, Contribuição para a sociedade.
Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta